CR7
Nome: Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro
Nascimento: 5 de fevereiro de 1985 - Funchal (Ilha da Madeira-Portugal)
1. Seu nome foi escolhido pelo pai, José Dinis, que era fã do ator e ex-presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan. Ele faleceu em 6 de setembro de 2005, quando Cristiano Ronaldo estava com a Seleção Portuguesa na Rússia, para enfrentar a seleção local. Coube ao técnico da equipe lusitana à época, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, dar a notícia ao craque. Mesmo com tão triste perda, Ronaldo foi a campo no dia seguinte, no empate por 0 a 0.
2. A primeira partida profissional de Ronaldo foi no dia 14 de agosto de 2002, quando ele tinha 17 anos. Ele entrou na equipe principal do Sporting aos 13 do segundo tempo, substituindo o espanhol Toñito, em uma partida contra a Internazionale de Milão válida pela Copa dos Campeões. Na época, usava a camisa 28.
3. Cristiano Ronaldo jogou pelo Sporting até agosto de 2003, quando foi comprado pelo Manchester United pelo valor de 17,35 milhões de euros (57,25 milhões de reais). Ao todo, disputou 31 jogos e marcou cinco gols pela equipe portuguesa. Em sua apresentação na equipe inglesa, o português foi coadjuvante. Isso porque ele teve de dividir as atenções com o meio campista brasileiro Kléberson, campeão do mundo com a Seleção Brasileira um ano antes. Dentro de campo, no entanto, o protagonista foi Cristiano Ronaldo. Durante as sete temporadas que jogou em Manchester, Ronaldo ganhou oito títulos e marcou 145 gols. Dentre os mais importantes estão três Campeonatos Ingleses, uma Copa dos Campeões e um Mundial Interclubes. A admiração conquistada em Manchester é tanta que até hoje a torcida da equipe inglesa canta, em português, a seguinte frase: “Viva Ronaldoooooo”.
4. Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor jogador do mundo duas vezes. A primeira vez foi em janeiro de 2009, depois de ganhar todos os títulos que disputou com o Manchester United na temporada anterior. A segunda aconteceu em janeiro de 2014, após desempenho individual incrível com a camisa do Real Madrid e da Seleção Portuguesa, com 69 gols marcados no ano de 2013.
5. Durante a partida entre Inglaterra e Portugal, pela Copa do Mundo de 2006, o companheiro no Manchester United de Ronaldo Wayne Rooney fez falta em Ricardo Carvalho e acabou expulso. Quando o inglês estava no banco, Ronaldo piscou para ele, como provocação. Depois da partida, Rooney declarou que Ronaldo era o culpado pela sua expulsão, e que queria "parti-lo em dois". O mal-estar foi tanto que a saída de Cristiano Ronaldo do Manchester United era dada como certa. Na época, Ronaldo chegou a declarar que gostaria de jogar no Real Madrid. Mesmo assim, o técnico Alex Ferguson conseguiu apaziguar os ânimos.
6. Ainda por causa da partida da Copa, Cristiano Ronaldo foi ameaçado de morte quando voltou para a Inglaterra. Além disso, uma sobrinha do jogador, de 12 anos, foi agredida na escola após descobrirem o parentesco.
7. Cristiano Ronaldo realizou o sonho de jogar pelo Real Madrid em 2009, quando foi contratado pelo clube merengue pelo valor de 94 milhões de euros (310 milhões de reais), tornando-se a contratação mais cara da história do futebol mundial. Em 6 de julho daquele ano, o jogador foi apresentado para mais de 85 mil torcedores no estádio Santiago Bernabéu. À época, recebeu a camisa 9, já que a camisa 7, com a qual joga atualmente, pertencia ao ídolo do Real Madrid, o atacante Raúl. Para se garantir em relação ao montante desembolsado por Ronaldo, a diretoria madridista não perdeu tempo fez um seguro de 100 milhões de euros pelas pernas do craque e estipulou a multa rescisória dele em 2,8 bilhões de reais.
8. Quando tinha 15 anos, Cristiano Ronaldo sofreu um grande susto: depois de sentir-se mal em partida do Sporting durante torneio de categorias de base, foi submetido a exame que constatou que o garoto sofria de um problema no miocárdio, que provocava picos elevados de aceleração de seu coração. Depois de uma cirurgia a laser, no entanto, Ronaldo recuperou-se
totalmente e voltou normalmente a campo.
9. O craque português tem enorme preocupação com o seu corpo. Na Espanha, especula-se que ele faz, diariamente, 3 mil abdominais. Tudo isso em casa, depois de ter treinado o dia todo no CT do Real Madrid. Os puxados treinos físicos de Ronaldo vêm de longe: quando tinha 15 anos, foi flagrado pelos seguranças do Sporting fazendo musculação às 3 horas da manhã nas dependências do clube.
10. Também na época de juniores, Cristiano Ronaldo demonstrou grande preocupação com os amigos. Ao ficar sabendo que seu amigo, o zagueiro Semedo, seria dispensado pelo Sporting devido à falta de espaço no alojamento das categorias de base, ele foi até o quarto do treinador pedir que mudasse de ideia. Para convencê-lo a não dispensar seu amigo, Ronaldo fez a seguinte promessa: passaria a dividir sua cama com Semedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário