Nome: Edson Arantes do Nascimento (Pelé)
Nascimento: 23/10/1940
1. Seu primeiro apelido futebolístico, no time do Baquinho, de Bauru (SP), foi Gasolina. Foi ele mesmo quem criou, involuntariamente, o apelido de Pelé. Ainda criança, acompanhava o pai nos jogos do Vasco, da cidade mineira de São Lourenço, e acabou fã do goleiro Bilé. Nas peladas de rua, proclamava: "Eu sou o Pilé", trocando uma das letras do nome de seu ídolo. E Pelé ficou.
2. Em 1966, a rua em que Pelé nasceu, em Três Corações (MG), ganhou o seu nome. Quatro anos depois, com a conquista do tricampeonato mundial, a prefeitura homenageou seu ilustre filho com uma estátua em praça pública. Atualmente, a cidade mineira também conta com uma estátua de Pelé dando um soco no ar, a qual foi inaugurada em 2008.
3. No Maracanã, há uma placa comemorativa, feita pelo jornalista Joelmir Beting, dedicada a um gol extraordinário de Pelé, marcado contra o Fluminense, pelo Torneio Rio-São Paulo de 1961. Taí a origem da expressão "gol de placa".
4. Na partida contra o Vasco em 19 de novembro de 1969, Pelé se preparou para cobrar um pênalti, aos 32 minutos do segundo tempo. A partida era válida pela Taça de Prata. Pelé fez seu milésimo gol, sobre o goleiro argentino Andrada. A partida acabaria ali, com 2 a 1 para o Santos. O craque dedicou o jogo às crianças do Brasil.
5. Em sua homenagem, o armário número 6 do vestiário principal da Vila Belmiro, que ele costumava usar, está trancado para sempre. Ali dentro, o jogador deixou três pares de tênis, dois de chuteiras, um chapéu de couro e um colete, desde que se despediu do Santos, em 1974.
6. O primeiro jogo profissional de Pelé foi contra o Corinthians de Santo André, em 7 de setembro de 1956. O Santos venceu por 7 a 1. Nessa partida, Pelé marcou seu primeiro gol, o sexto do Santos. O goleiro do Corinthians de Santo André, Zaluar Torres Rodrigues, acabou ficando conhecido por tomar esse gol histórico.
7. Ao chegar no Santos, quando tinha 15 anos, Pelé recebia o equivalente a 75 dólares por mês. Em pouco tempo, o clube aumentou o seu salário para 600 dólares. O Rei do Futebol tem hoje um patrimônio pessoal de 25 milhões de dólares, e sua imagem movimenta o equivalente a 200 milhões de dólares anuais.
8. Em 1969, o time do Santos foi jogar na África: no Congo Kinshasa (atual República Democrática do Congo) e no Congo Brazzaville (atual Congo). Mesmo em guerra, os países assinaram um cessar-fogo para verem os jogos do time. O acordo permitiu que os soldados de Brazzaville levassem a equipe do Santos pelo rio Congo e a entregasse aos soldados de Kinshasa. Foram cinco jogos em nove dias. Pelé fez sete gols. Quando o jogador esteve na Biafra (país da África, onde existe hoje a Rodésia), a Guerra Civil também foi suspensa. Em outra ocasião, touradas foram canceladas na Espanha para não concorrerem com uma partida internacional que teria Pelé em campo.
9. Pelé já jogou como goleiro. Foi na partida Santos 4 x 3 Grêmio — com três gols de Pelé —, pela Taça Brasil de 1963, disputada no Pacaembu em 19 de janeiro de 1964. O goleiro Gilmar recebeu um cartão vermelho, e Pelé o subistituiu.
10. A rainha Elizabeth II concedeu ao atleta o título de "Sir" em 3 de dezembro de 1997. Ela já possuía a Cruz da Ordem da República Húngara, que lhe foi ofertada em 1994.