Seguidores

segunda-feira, 9 de maio de 2016

10 Curiosidades sobre Pelé




Nome: Edson Arantes do Nascimento (Pelé)
Nascimento: 23/10/1940
1. Seu primeiro apelido futebolístico, no time do Baquinho, de Bauru (SP), foi Gasolina. Foi ele mesmo quem criou, involuntariamente, o apelido de Pelé. Ainda criança, acompanhava o pai nos jogos do Vasco, da cidade mineira de São Lourenço, e acabou fã do goleiro Bilé. Nas peladas de rua, proclamava: "Eu sou o Pilé", trocando uma das letras do nome de seu ídolo. E Pelé ficou.
2. Em 1966, a rua em que Pelé nasceu, em Três Corações (MG), ganhou o seu nome. Quatro anos depois, com a conquista do tricampeonato mundial, a prefeitura homenageou seu ilustre filho com uma estátua em praça pública. Atualmente, a cidade mineira também conta com uma estátua de Pelé dando um soco no ar, a qual foi inaugurada em 2008.
3. No Maracanã, há uma placa comemorativa, feita pelo jornalista Joelmir Beting, dedicada a  um gol extraordinário de Pelé, marcado contra o Fluminense, pelo Torneio Rio-São Paulo de 1961. Taí a origem da expressão "gol de placa".
4. Na partida contra o Vasco em 19 de novembro de 1969, Pelé se preparou para cobrar um pênalti, aos 32 minutos do segundo tempo. A partida era válida pela Taça de Prata. Pelé fez seu milésimo gol, sobre o goleiro argentino Andrada. A partida acabaria ali, com 2 a 1 para o Santos. O craque dedicou o jogo às crianças do Brasil.
5. Em sua homenagem, o armário número 6 do vestiário principal da Vila Belmiro, que ele costumava usar, está trancado para sempre. Ali dentro, o jogador deixou três pares de tênis, dois de chuteiras, um chapéu de couro e um colete, desde que se despediu do Santos, em 1974.
6. O primeiro jogo profissional de Pelé foi contra o Corinthians de Santo André, em 7 de setembro de 1956. O Santos venceu por 7 a 1. Nessa partida, Pelé marcou seu primeiro gol, o sexto do Santos. O goleiro do Corinthians de Santo André, Zaluar Torres Rodrigues, acabou ficando conhecido por tomar esse gol histórico.
7. Ao chegar no Santos, quando tinha 15 anos, Pelé recebia o equivalente a 75 dólares por mês. Em pouco tempo, o clube aumentou o seu salário para 600 dólares. O Rei do Futebol tem hoje um patrimônio pessoal de 25 milhões de dólares, e sua imagem movimenta o equivalente a 200 milhões de dólares anuais.
8. Em 1969, o time do Santos foi jogar na África: no Congo Kinshasa (atual República Democrática do Congo) e no Congo Brazzaville (atual Congo). Mesmo em guerra, os países assinaram um cessar-fogo para verem os jogos do time. O acordo permitiu que os soldados de Brazzaville levassem a equipe do Santos pelo rio Congo e a entregasse aos soldados de Kinshasa. Foram cinco jogos em nove dias. Pelé fez sete gols. Quando o jogador esteve na Biafra (país da África, onde existe hoje a Rodésia), a Guerra Civil também foi suspensa. Em outra ocasião, touradas foram canceladas na Espanha para não concorrerem com uma partida internacional que teria Pelé em campo.
9. Pelé já jogou como goleiro. Foi na partida Santos 4 x 3 Grêmio — com três gols de Pelé —, pela Taça Brasil de 1963, disputada no Pacaembu em 19 de janeiro de 1964. O goleiro Gilmar recebeu um cartão vermelho, e Pelé o subistituiu.
10. A rainha Elizabeth II concedeu ao atleta o título de "Sir" em 3 de dezembro de 1997. Ela já possuía a Cruz da Ordem da República Húngara, que lhe foi ofertada em 1994.

Clubes que Ronaldinho Gaúcho Jogou

Clubes que Ronaldinho Gaúcho Passou





  • PSG
  • BARCELONA
  • Milan
  • Flamengo
  • Atlético Mineiro
  • Querétaro
  • Flumense
  • Seleção Brasileira 

Títulos Individuais de Zidane

Zidane







Seleção Brasileira Títulos da Copa do Mundo

Brasil Campeão 1958  






Brasil Campeão 1962 






Brasil Campeão de 1970 




Brasil Campeão de 1994 






Brasil Campeão de 2002




10 Curiosidades sobre Cristiano Ronaldo


CR7






Nome: Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro

Nascimento: 5 de fevereiro de 1985 - Funchal (Ilha da Madeira-Portugal)

1. Seu nome foi escolhido pelo pai, José Dinis, que era fã do ator e ex-presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan. Ele faleceu em 6 de setembro de 2005, quando Cristiano Ronaldo estava com a Seleção Portuguesa na Rússia, para enfrentar a seleção local. Coube ao técnico da equipe lusitana à época, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, dar a notícia ao craque. Mesmo com tão triste perda, Ronaldo foi a campo no dia seguinte, no empate por 0 a 0. 

2. A primeira partida profissional de Ronaldo foi no dia 14 de agosto de 2002, quando ele tinha 17 anos. Ele entrou na equipe principal do Sporting aos 13 do segundo tempo, substituindo o espanhol Toñito, em uma partida contra a Internazionale de Milão válida pela Copa dos Campeões. Na época, usava a camisa 28.

3. Cristiano Ronaldo jogou pelo Sporting até agosto de 2003, quando foi comprado pelo Manchester United pelo valor de 17,35 milhões de euros (57,25 milhões de reais). Ao todo, disputou 31 jogos e marcou cinco gols pela equipe portuguesa. Em sua apresentação na equipe inglesa, o português foi coadjuvante. Isso porque ele teve de dividir as atenções com o meio campista brasileiro Kléberson, campeão do mundo com a Seleção Brasileira um ano antes. Dentro de campo, no entanto, o protagonista foi Cristiano Ronaldo. Durante as sete temporadas que jogou em Manchester, Ronaldo ganhou oito títulos e marcou 145 gols. Dentre os mais importantes estão três Campeonatos Ingleses, uma Copa dos Campeões e um Mundial Interclubes. A admiração conquistada em Manchester é tanta que até hoje a torcida da equipe inglesa canta, em português, a seguinte frase: “Viva Ronaldoooooo”.

4. Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor jogador do mundo duas vezes. A primeira vez foi em janeiro de 2009, depois de ganhar todos os títulos que disputou com o Manchester United na temporada anterior. A segunda aconteceu em janeiro de 2014, após desempenho individual incrível com a camisa do Real Madrid e da Seleção Portuguesa, com 69 gols marcados no ano de 2013.

5. Durante a partida entre Inglaterra e Portugal, pela Copa do Mundo de 2006, o companheiro no Manchester United de Ronaldo Wayne Rooney fez falta em Ricardo Carvalho e acabou expulso. Quando o inglês estava no banco, Ronaldo piscou para ele, como provocação. Depois da partida, Rooney declarou que Ronaldo era o culpado pela sua expulsão, e que queria "parti-lo em dois". O mal-estar foi tanto que a saída de Cristiano Ronaldo do Manchester United era dada como certa. Na época, Ronaldo chegou a declarar que gostaria de jogar no Real Madrid. Mesmo assim, o técnico Alex Ferguson conseguiu apaziguar os ânimos.

6. Ainda por causa da partida da Copa, Cristiano Ronaldo foi ameaçado de morte quando voltou para a Inglaterra. Além disso, uma sobrinha do jogador, de 12 anos, foi agredida na escola após descobrirem o parentesco.

 7. Cristiano Ronaldo realizou o sonho de jogar pelo Real Madrid em 2009, quando foi contratado pelo clube merengue pelo valor de 94 milhões de euros (310 milhões de reais), tornando-se a contratação mais cara da história do futebol mundial. Em 6 de julho daquele ano, o jogador foi apresentado para mais de 85 mil torcedores no estádio Santiago Bernabéu. À época, recebeu a camisa 9, já que a camisa 7, com a qual joga atualmente, pertencia ao ídolo do Real Madrid, o atacante Raúl. Para se garantir em relação ao montante desembolsado por Ronaldo, a diretoria madridista não perdeu tempo  fez um seguro de 100 milhões de euros pelas pernas do craque e estipulou a multa rescisória dele em 2,8 bilhões de reais.

8. Quando tinha 15 anos, Cristiano Ronaldo sofreu um grande susto: depois de sentir-se mal em partida do Sporting durante torneio de categorias de base, foi submetido a exame que constatou que o garoto sofria de um problema no miocárdio, que provocava picos elevados de aceleração de seu coração. Depois de uma cirurgia a laser, no entanto, Ronaldo recuperou-se
totalmente e voltou normalmente a campo.

9. O craque português tem enorme preocupação com o seu corpo. Na Espanha, especula-se que ele faz, diariamente, 3 mil abdominais. Tudo isso em casa, depois de ter treinado o dia todo no CT do Real Madrid. Os puxados treinos físicos de Ronaldo vêm de longe: quando tinha 15 anos, foi flagrado pelos seguranças do Sporting fazendo musculação às 3 horas da manhã nas dependências do clube.
 10. Também na época de juniores, Cristiano Ronaldo demonstrou grande preocupação com os amigos. Ao ficar sabendo que seu amigo, o zagueiro Semedo, seria dispensado pelo Sporting devido à falta de espaço no alojamento das categorias de base, ele foi até o quarto do treinador pedir que mudasse de ideia. Para convencê-lo a não dispensar seu amigo, Ronaldo fez a seguinte promessa: passaria a dividir sua cama com Semedo. 

10 Curiosidades sobre Ronaldo Fenômeno



Nome: Ronaldo Luís Nazário
Nascimento: 22/09/1976
1. Na infância, o craque torcia pelo Flamengo. Ele chegou a fazer um teste no infantil do clube da Gávea. Mandaram o garoto voltar no dia seguinte, mas ele não tinha dinheiro para pagar os quatro ônibus do percurso. Pior: no caminho de volta, alguns garotos roubaram o seu relógio. Enquanto se recuperava de uma cirurgia, em 2008, o jogador chegou a treinar com o elenco flamenguista. Apesar da expectativa que criou na torcida, acabou assinando contrato com o Corinthians.
2. Ao receber seu primeiro salário no São Cristóvão-RJ, o jogador mandou forrar o sofá da sala. Era ali que ele dormia. Seus irmãos, Nelinho e Ione, dormiam no quarto com os pais. Seu apelido nessa época era Dadado.
3. Em 1998, Ronaldo fez uma visita ao papa João Paulo II. Mas não foi só o líder católico que fez questão de apertar a mão do jogador. A tenista russa Anna Kournikova também já deu uma de tiete e pediu certa vez ao craque um autógrafo e uma fotografia de recordação.      
5. Ronaldo costuma participar com frequência de campanhas e ações beneficentes. Em 2001, ele, Zico e o piloto Michael Schumacher participaram de um jogo de futebol na Alemanha, promovido com o intuito de angariar recursos para Fundação Criança Esperança. Dois anos antes, o craque, como embaixador da ONU, esteve Kosovo, capital da ex-Iugoslávia assolada por grave guerra civil. Por lá, o jogador rompeu o protocolo diplomático e chegou a descer do carro blindado para cumprimentar a população.    
 
6. O dentista de Ronaldo é Eustáquio Afonso Araújo, o Takão, também treinador da seleção brasileira de Futsal. Doutor em ortodontia com diploma da Universidade de Pittsburgh e professor da PUC de Belo Horizonte, ele colocou o aparelho que o jogador usou na Copa dos Estados Unidos. Na época, como Ronaldo ganhava pouco, Takão não cobrou nada pelo tratamento.
7. No final de maio de 1994, Ronaldo gravou um videoclipe ao lado de Gabriel, o Pensador horas antes de embarcar para os Estados Unidos com a Seleção Brasileira. Na música "175", ele fez o papel de cobrador de ônibus. Anos depois, o jogador voltaria a se aproximar do mundo do RAP, ao ganhar a música "Sou Ronaldo", de autoria de Marcelo D2, em sua homenagem.
8. Ronaldo recebeu, durante o período de recuperação de uma cirurgia, uma bela homenagem dos seus companheiros de Internazionale. Eles começaram a usar nos treinos uma camiseta com sua foto e os dizeres: "Ronaldo, não se entregue". Muitos duvidaram que o craque voltaria a jogar futebol. Em uma entrevista ao apresentador Galvão Bueno, ele respondeu às críticas declarando: "Diga às pessoas que o guerreiro está ferido, mas não está morto".
9. O jogador foi flagrado fazendo xixi em uma garrafinha de água durante uma festa. Ele cometeu a indiscrição em 3 de julho de 2005, no Café de La Musiquem em São Paulo. Por volta das três horas da madrugada, o jogador apareceu na cozinha do restaurante apertado para ir ao banheiro. Como não deu para segurar, usou os recursos que estavam a mão. Só não contava que um fotógrafo estaria por perto para registrar a cena.
10. No seu segundo jogo pelo Corinthians, no clássico contra o Palmeiras, Ronaldo foi o grande herói corintiano, ao marcar o gol de empate em uma cabeçada aos 47 minutos do segundo tempo. Mas o destaque ficou por conta da comemoração: nela, o jogador, empolgado, subiu no alambrado. A estrutura cedeu, e a grade acabou caindo. Se para os corintianos foi um momento de extâse puro, para os rivais foi um prato cheio para piadas envolvendo o sobrepeso do Fenômeno.